Universo RPG Maker

O Fórum mudou para:
http://universorpgmaker.6te.net/forum/index.php

Participe do fórum, é rápido e fácil

Universo RPG Maker

O Fórum mudou para:
http://universorpgmaker.6te.net/forum/index.php

Universo RPG Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    U.W.D 2º Aula - Progressão do Jogo

    allanndsr
    allanndsr
    Cooperador


    Mensagens : 17
    Pontos : 27
    Data de inscrição : 25/10/2013
    Idade : 27
    Localização : Terra

    U.W.D 2º Aula - Progressão do Jogo Empty U.W.D 2º Aula - Progressão do Jogo

    Mensagem por allanndsr Sáb Out 26, 2013 12:21 am

    U.W.D 2º Aula - Progressão do Jogo Logoiqf

    Olá wakais makers, aqui sou eu novamente(obvio), trazendo mais uma aula da Universidade Wakai Dsr.
    Eu pensei em fazer esses tutoriais em video-aula, já que seria melhor para explicar as coisas, mas ainda não sei se vocês iriam gostar, pois com as aulas em videos seria melhor, pois assim eu explicaria e faria até mesmo eventos.

    Se quiserem as aulas em videos, é só falar pelos comentarios, pois eu vejo aqui e faço.
    Obs: Não sou o Extreme Eventer, então aulas em video, não seria igual uma video-aula de Script.

    U.W.D 2º Aula - Progressão do Jogo Aulatg


    Na aula de hoje, eu vou mostrar os comandos da 1º aba, da parte Progressão de Jogo.
    Essa parte, é a parte das Switch, Variaveis, Switch Local e Controle de Tempo.

    Spoiler:

    Seguindo a ordem da imagem acima.

    [size=12pt]Controle De Switch[/size]

    Spoiler:

    [size=10pt]Individual:[/size] Essa opção é onde você deve escolher qual Switch você quer ativar, são as switchs que movem praticamente o seu jogo, elas ativam eventos, e sistemas.

    [size=10pt]Desde:[/size] Essa opção é usada, para quando você quiser ativar ou desativar um grande numero de switchs ao mesmo tempo, MAS SOMENTE ENTRE OS NUMEROS ESCOLHIDOS.

    Como assim somente entre os numeros escolhidos ?
    Se você quer desativar as switchs de um mini-game que você fez, depois que o jogador terminar ele, você usa essa opção. Ex: Desativar switchs Desde: 001 até a 19.

    [size=10pt]Operação on/off:[/size] Aqui é onde você define, se a switch escolhida, vai ser ativada ou desativada.

    Vamos agora para o proximo.

    [size=12pt]Controle de Variável[/size]

    Spoiler:

    Tem gente que acha que isso é a pior coisa do mundo, mas não é não. Variaveis são usadas para armazenar numeros.

    [size=10pt]Individual:[/size] O mesmo que nas switchs, escolhe uma variavel para armazenar um valor.

    [size=10pt]Desde:[/size] O mesmo que nas switchs, escolhe variaveis de um numero tal até o numero tal, geralmente usado para quando querem zerar algumas variavies.

    [size=12pt]Operação[/size]

    [size=10pt]Substituir:[/size] Substituí o o valor da Variavel X, pelo valor X. (O valor depende de qual opção você está usando no operador.)

    [size=10pt]Adicionar:[/size] Adiciona um valor X na variavel X. (O valor depende de qual opção você está usando no operador.)

    [size=10pt]Subtrair:[/size] Subtrai um valor X da variavel X. ( O valor depende de qual opção você está usando no operador.)

    [size=10pt]Multiplicar:[/size] Multiplica um valor X da variavel X.( O valor depende de qual opção você está usando no operador.)

    [size=10pt]Dividir:[/size] Divide um valor X da variavel X. ( O valor depende de qual opção você está usando no operador.)

    [size=10pt]Resto:[/size] Divide a variavel pelo valor do operador, armazenando o resto.

    O comando resto, eu copie o que estava na descrição do comando.( quando você coloca o mouse em cima das opções, aparece uma definição.) Eu até hoje não entendi a utilidade desse comando. Se souberem, escreva n comentario, pois eu não sou um Extreme Eventer.

    [size=12pt]Operador[/size]

    Aqui é onde você define, o valor que a variavel vai ter.

    [size=10pt]Constante:[/size] Aqui você definirá um valo fixo para a variavel, se você escolheu que a variavel 1 vai ter o valor 300, ela ficará em 300 até que você mude.

    [size=10pt]Variavel:[/size] Aqui é onde você pode usar as operações (Adicionar,Subtrair,Multiplicar e Dividir) que foram mostradas acima.

    Ex: Variavel 1 = 100 Constante
    Variavel 2 = 14
    Variavel 1 adicionar Variavel 2 = Variavel 1 = 114

    [size=10pt]Aleatorio:[/size] Aqui você pode definir um valor aleatorio para a variavel, um exemplo é 1 até 3. Usado com condições pode-se usar mais desse comando. Com ele dá pra fazer Abs.

    [size=10pt]Informação:[/size] Ao clicar em informação, você deverá abrir a janela para mudar as configurações de informações. (Clica nos 3 pontos no canto dessa opção)

    Segue abaixo a imagem mostrando a janela de informações.

    Spoiler:

    Item: Você pode usar essa opção para armazenar o valor de itens que você possui, na variavel ficará constado somente o numero do item tal, não de todos. Util com condições para fazer que o personagem só passe pela porta, se tiver X chaves iguais.

    Arma: O mesmo que explicado acima, mas armazena a quantidade de tal arma que você possui.

    Armadura: O mesmo que explicado acima, mas armazena a quantidade de tal armadura que você possui.

    Heroi: Aqui você pode mudar o valo da variavel, escolhendo um heroi e dizendo qual parâmetro você quer usar como numero.

    Como assim ? Um exemplo

    Variavel 1 - substituir - Informação - Heroi Erick - Valor- Nivel

    No exemplo acima, a variável ficará com o valor do nivel do heroi Erick.

    Não exite somente, o parâmetro nível, existe também o HP, MP, HP Maximo, MP Maximo, Ataque, Defesa, Inteligencia, Agilidade, Sorte, Ataque Magico, Defesa Magica, Experiencia, Nivel.

    Inimigo: É a mesma explicação do que eu falei sobre o heroi, mas ele será usado no DATABASE, na aba de tropas. Ele possui os parâmetros iguais o do Herói, mas O Nível e Experiencia são retirados.

    Personagem: Aqui você pode fazer a variável ficar com o valor das coordenadas de um evento ou até mesmo do jogador do mapa. Não só isso como também pode mostrar as coordenadas da tela e a direção que o heroi está virado( As direções são representadas por números)

    Grupo: Armazena o Id do heroi que está na posição X do grupo.

    Outros: Aqui fica outras opções como.

    Id do mapa: Armazena a Id do mapa
    Tamanho do Grupo: Armazena o numero de integrantes no grupo
    Dinheiro: Armazena o valo do Dinheiro que você possui.
    Numero de passos: Armazena o numero de passos que você deu.
    Tempo do jogo: Tempo que você jogou( o tempo não reinicia quando você saiu do jogo e depois volta)
    Timer: Quando você usa o comando controle de tempo, ele armazena quantos segundos faltam para o contador terminar.
    Contagem de Vezes de Salve: Armazena o numero de salves.
    Contagem de Combates: Armazena o numero de combates acontecidos no jogo.

    [size=10pt]Script:[/size] Aqui é mais avançado, espaço usado para scripts.


    [size=12pt]Controle de Switch Local[/size]

    Switch local, são 4 switchs que só podem ser usadas dentro o cada evento, são usadas para eventos que quando acontecem, se eles não precisam aparecer de novo, umas dessas switchs são ligadas para não usar as switchs globais.

    Spoiler:

    [size=10pt]Switch local:[/size] São representadas por A,B,C,D.

    [size=10pt]Operação on/off:[/size] A mesma função que nas switchs normais.

    [size=12pt]Controle de Tempo[/size]

    O controle de tempo, é uma contagem regressiva, usado por exemplo para uma contagem de uma bomba em uma dungeon.

    Spoiler:

    [size=10pt]Operação:[/size] Aqui é onde você define se vai começar ou se vai parar a contagem, se colocar iniciar e definir o tempo, ela começara normalmente. mas se colocar parar, ela vai parar completamente.

    Embaixo você define os minutos e os segundos da contagem.

    _________________________________________________________________________________________

    Encerrando nossa aula, espero que algumas coisas tenham ficado claras para vocês, lembrando, se quiserem as aulas em videos, é só falar que eu faço.

    E para os iniciantes, se quiserem, podem me mandar sistemas por MP, para ver se está certo, ou até mesmo para avaliar, pois você pode fazer uma gambiarra no seu evento, enquanto talvez era só colocar alguns comandos.

    Abraços, e obrigado pela atenção.

      Data/hora atual: Qui Set 19, 2024 6:57 pm