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    Tutorial de Tululoo Script - [JavaScript/Tululoo Script]

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    Tutorial de Tululoo Script - [JavaScript/Tululoo Script] Empty Tutorial de Tululoo Script - [JavaScript/Tululoo Script]

    Mensagem por makergame2000 Sex Out 25, 2013 6:42 pm

    Tutorial de Tululoo Script - JavaScript

    #1



    Bem primeiro você precisa de saber que o tululoo usa JavaScript extendido com GML para facilitar a criação de jogos na engine.

    Neste tutorial vamos aprender o básico e aviso que JavaScript vai do fácil ao difícil mas qualquer consegue aprender a apanhar o jeito   :-D

    Este tutorial é da minha autoria, espero que goste e que aprenda



    Antes disso temos que começar pelos eventos, este eventos não tem nada haver com o RPG Maker esta engine usa 100% códigos não tem outra opção senão aprender a programar

    Este eventos são:
    Creation
    Destroy
    Step
    End Step
    Colision
    Room Start
    Room End
    Animation end
    Draw

    Eles são todos usados no tululoo, você vai precisar de usar todos eles durante um jogo, cada um tem propriedade diferentes e é com este eventos que se o código vai se ativar, não vou explicar isso neste tutorial até porque você deve logo conseguir descobrir o que cada um deles faz pelo nome.


    Todas as linha de código devem acabar com ( ; )
    Código:
    move;
    Uma variável não precisa de ter var atras ou nada do gênero
    Código:
    dinheiro = 400;
    Um string guarda texto e números, uma variável tem strings
    Código:
    texto = "Olá Mundo";
    Código:
    vida = 100;
    Funções são usadas na grande parte do tempo no Tululoo e devem ser postas assim
    Código:
    Função(parâmetro);
    Vários parâmetros são separados por ( , ) virgula
    Código:
    Função(parâmetro1, parâmetro2);
    Exemplo de uma função para desenhar um texto
    Código:
    draw_text(x, y, "Olá Povo");
    Comentário são feitos usando ( // )
    Código:
    //descrição do sistema
    Array são uteis para fazer HUD e mochilas de itens elas se escrevem assim
    Código:
    array = [];
    Condições são usam if no começo sempre.
    Código:

    if ( qualquer_coisas  == 100 ) {
        alert( "correto" );
    } else {
        alert( "não correto" );
    }


    Exemplo de um Olá Mundo
    Código:
    alert ("Olá Mundo");

    HUD Super básica
    Código:

    //Este var deve estar guardada nas globais
    vida = 100;

    //Desenha HUD
    draw_set_font(font do text);
    draw_text(x,y,"Vida " + var_vida);
    Movimento básico de uma personagem
    Código:

    //Andar
    if ( keyboard_check( vk_d)) {
       move_towards_point(x + 5,y,280);
    }

    if ( keyboard_check( vk_a )) {
       move_towards_point(x - 5,y,280);
    }

    if ( keyboard_check( vk_w )) {
        move_towards_point(x,y - 5,280);
    }

    if ( keyboard_check( vk_s )) {
        move_towards_point(x,y + 5,280);
    }



    Mais tarde vou trazer um segundo tutorial fique acompanhado Very Happy



      Data/hora atual: Qui Set 19, 2024 6:52 pm