Tutorial de Tululoo Script - JavaScript
#1
Bem primeiro você precisa de saber que o tululoo usa JavaScript extendido com GML para facilitar a criação de jogos na engine.
Neste tutorial vamos aprender o básico e aviso que JavaScript vai do fácil ao difícil mas qualquer consegue aprender a apanhar o jeito :-D
Este tutorial é da minha autoria, espero que goste e que aprenda
Antes disso temos que começar pelos eventos, este eventos não tem nada haver com o RPG Maker esta engine usa 100% códigos não tem outra opção senão aprender a programar
Este eventos são:
Creation
Destroy
Step
End Step
Colision
Room Start
Room End
Animation end
Draw
Eles são todos usados no tululoo, você vai precisar de usar todos eles durante um jogo, cada um tem propriedade diferentes e é com este eventos que se o código vai se ativar, não vou explicar isso neste tutorial até porque você deve logo conseguir descobrir o que cada um deles faz pelo nome.
Todas as linha de código devem acabar com ( ; )
- Código:
move;
- Código:
dinheiro = 400;
- Código:
texto = "Olá Mundo";
- Código:
vida = 100;
- Código:
Função(parâmetro);
- Código:
Função(parâmetro1, parâmetro2);
- Código:
draw_text(x, y, "Olá Povo");
- Código:
//descrição do sistema
- Código:
array = [];
- Código:
if ( qualquer_coisas == 100 ) {
alert( "correto" );
} else {
alert( "não correto" );
}
Exemplo de um Olá Mundo
- Código:
alert ("Olá Mundo");
HUD Super básica
- Código:
//Este var deve estar guardada nas globais
vida = 100;
//Desenha HUD
draw_set_font(font do text);
draw_text(x,y,"Vida " + var_vida);
- Código:
//Andar
if ( keyboard_check( vk_d)) {
move_towards_point(x + 5,y,280);
}
if ( keyboard_check( vk_a )) {
move_towards_point(x - 5,y,280);
}
if ( keyboard_check( vk_w )) {
move_towards_point(x,y - 5,280);
}
if ( keyboard_check( vk_s )) {
move_towards_point(x,y + 5,280);
}
Mais tarde vou trazer um segundo tutorial fique acompanhado